Mecanismo de Ação


Basqüadé atua da seguinte forma:

a) Inibição do crescimento das células tumorais.
b) Produzindo a morte celular programada (apoptose)
c) Atuando como imunomodulador.

Estudos com os componentes do Basqüadé em países sul-americanos e europeus em ensaios de citotoxicidade determinaram interações com o DNA das células tumorais (pro-oxidação) e alguns resultados favoráveis em leucemia.(Arizona, M. et al., 1985; Jorbis B. et al., 1988, Mangelli E. et al., 1996).

Entre as atividades biológicas demonstradas pelos componentes do Basqüadé podem mencionar-se a nível digestivo a atividade anti-ulcerosa em modelos ulcero-induzidos por Indometacina no qual o mecanismo de ação de centraria em uma menor mobilização do cálcio a nível intracelular (Gamberini y Lapa A. 1992) e a ação hepatoprotetora e colagoga demonstrada pelos flavonoides. O conjunto deles demonstrou incrementar entre um 25% e um 100% a porcentagem de sobrevida de ratos intoxicadas com phalloidina em una dose de 20mg/kg via intravenosa.

Em ensaios feitos em tumores de roedores induzidos com o fim de observar a ação anti-tumoral de diferentes substancias à que resultou mais ativa fui a hispidulina (flavonoides), principio ativo presente no Basqüadé, segundo estudos feitos por Soickee H. y Leng Peschlow E. en 1987.


Complementam a informação referente as propriedades dos componentes do produto os ensaios de cinetica celular “in vitro” feitos especificamente com o produto que permitem comprovar sua atividade como inibidor do crescimento das celular tumorais e observações ao microscópio nestes ensaios, mostram indícios de morte celular compatível com “morte celular programada” (apoptose).