Origem


Insistentes versões referidas às propriedades terapêuticas de algumas ervas de uso tradicional mas freqüentes utilizadas no nosso meio, incentivaram a inquietude do Oncologista Dr. Bernardo Udaquiola.

Sucessivas investigações bibliográficas de autores internacionais complementadas por revisões de farmacopeias internacionais foram o ponto de partida para um incessante trabalho de investigação com o fim de desenvolver um produto de origem natural, não agressivo, para tratamento do câncer procurando também melhorar a qualidade de vida do paciente, tendo em conta que o tratamento deste flagelo não consiste exclusivamente no tratamento do tumor, senão que também se deve contemplar ao hospede.

O Oncologista Dr. Bernardo Udaquiola foi formando uma equipe multidisciplinar integrado por profissionais de diferentes áreas entre as quais havia Doutores em Veterinária, Farmacêuticos, Engenheiros Agrônomos, Biólogos, Bioquímicos e outros investigadores de diversos países que juntaram esforços perseguindo o mesmo objetivo.

Da analise bibliográfica finalmente concentrou-se a atenção em três ervas que tem entre suas principais propriedades:

1) Poder antioxidante.
2) Atividade imunoestimulante.
3) Atividade antitumoral.
4) Atividade colagoga.
5) Atividade Hepatoprotetora.

Provas preliminares em animais comprovaram as mencionadas propriedades além de sensíveis melhorias no estado geral, somadas a uma importante diminuição do tamanho dos tumores, insinuaram um possível efeito sinérgico entre os três componentes do produto.

Posteriores estudos de laboratório confirmaram a existência de um importante efeito sinérgico entre as ervas alem de um marcado efeito antitumoral com valores de inibição da proliferação tumoral, que oscilaram entre valores que vão de 13.8% e um máximo de 28.9% nas primeiras 24 horas de dose terapêutica.
Alem disso nos estudos presentes foram feitos observações ao microscópio que permitiram comprovar indícios de morte celular comparável a apoptose celular.

Com o desenvolvimento de novas fases de investigação em laboratório, chegou-se a formulação ótima tendo em conta preceitos médicos básicos (mínima dose efetiva com nulos efeitos colaterais), em função de ensaios dose resposta com diferentes formulações que contemplavam diferentes concentrações nas que faziam variáveis as percentagens de solventes, excipientes e extratos vegetais.

Uma numerosa casuística confeccionada pelo Oncologista Dr. Bernardo Udaquiola e colegas de mais de 14 países registraram importantes melhorias na qualidade de vida dos pacientes, entre os que se destaca estabilidade e melhora dos valores hematimétricos, incremento do apetite, aumento do peso corporal, alivio da dor, diminuição do tamanho tumoral, diminuição dos efeitos indesejáveis da quimioterapia e radioterapia.