Casos Clínicos de câncer de tiróides tratados por el Dr. Udaquiola


Caso 1: Câncer de Tiróides

Nome:

Idade: 46 anos

Motivo de Consulta:


13/03/2002 Operada em maio de 2000 por nódulo tireóideo, realizando-se tireoideoctomia total, esvaziamento ganglionar lateral
Anatomia patológica: carcinoma medular de tiróides.
Gânglios carotídeos com situação massiva.
Ganglios paraclaviculares com substituição massiva.


Antecedentes Pessoais:


Sem antecedentes


Antecedentes Familiares:


Mãe e pai fumadores.


Antecedentes da Enf. Atual:


15/08/2000: revendo a historia clinica do paciente fundamentalmente a discrição operatória e a anatomia patologia da mesma e o resultado do centelograma com MIBI o qual amostra captação do radio traçado ao nível de logia tireóidea é necessário realizar ecografía para avaliar se com o ultra-som pode-se encontrar remantente tireóideo e considerando o tipo histológico do tumor a tratar não captante de iodo considera-se não necessário à administração de alta dose de iodo terapêutico. Se bem a paciente tem coordenado um estudo centelografico com iodo como estudo complementar para avaliar a probabilidade de tecido tireóideo remantente, não observado com o estudo anterior (pelo qual a paciente esta sem tratamento hormonal), acredita-se conveniente reiniciar terapia hormonal e realizar tratamento com calcitomina com índice tumoral e desde o ponto de vista centelografico realizar DMSA pentavalente (radiotracador utilizado nestes casso para observar extensão de lesão)

Evolução


16/01/2002: É operada por adenopatias no mesmo lugar.
18/02/2002. Paratormônio intacta 32.8pg/ml
13/03/2002 inicia o tratamento com Basqüadé. Começa com 40 gotas cada 8 horas.
20/04/2002. Segue com o tratamento com Basqüadé com 40 gotas cada 8 horas, com bons resultados. Descendeu a calcitonina, não trouxeram exames, controle em 3 meses.
17/07/2002. Continua em controle, recebe 40 gotas 4 vezes por dia, controle em 3 meses.
11/09/2002: Estado geral sem nenhuma mudança


Conclusões


O produto Basqüadé tem uma ação hormonal e é a que beneficiou notavelmente esta paciente, permitindo uma vida normal, apesar ao avançado de sua enfermidade, ao tipo de tumor e ao órgão onde estava a neoplasia.
Este beneficio, que melhorou notavelmente a qualidade de vida da paciente demonstra que se trata de um medicamento de alta eficácia.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *