Casos clínicos de câncer ginecológicos tratados pelo Dr. Udaquiola


Caso 1: Patologia: carcinoma vulvovaginal mais carcinoma basocelular sólido.

Nome:

Idade: 59 anos

Motivo de Consulta

Lesões ulceradas de pele, no nariz, mão direita e maxilar direito.

Antecedentes Pessoais.

Nenhum

Antecedentes Familiares:

Nenhum

Antecedentes da Enf. Atual:

Inicia radioterapia o 03/03/2001, posteriormente a intervenção cirúrgica de resgate. 02/04/2001. Sem sinais da enfermidade, apenas seqüelas actímicas leves.

Evolução

O 20/06/2001: consulta por lesões ulceradas da pele, nariz, mão direita e maxilar direito.Informe do material de fragmentação da mão: Carcinoma Basocelular sólido com margem profundo comprometido.Trata-se de uma paciente com pele tipo 1 (Classificação de Fitzpatrick) com exposição solar crônica que mostrou elastose solares, melanose actímicas, leucodermias solares, queratose actínicas, alguns carcinomas basocelulares.

O tratamento básico neste período foi: fotoproteção, cremes a base de alfa hidroxiacidos, criocauterização das queratoses com spray de nitrogênio liquido, exeresis cirúrgica do baço celulares o lesões subjetivas.Referente ao tratamento radiante praticado por seu carcinoma vulvovaginal, foi realizado primeiro, submetendo ao tratamento cirúrgico de resgate e logo tratamento radiante praticado com fótons de acelerador lineal de partículas de 10MB para pélvis total, aplicando-se a dose de 5040 CGy em frações de 180 cGy.

A braquiterapia de baixa taxa de dose foi aplicada com uso de cilindros vaginais de 2.5cm de diâmetro carga de 176 – 179 mg de Cs 137, com exposição de uma dose de 4793 cGy na superfície da vagina no terço superior.Tratamento administrado entre os dias 08/02/2001 e 03/03/2002

Reações de mucosa retal e cistoretal que foram medicadas.

O 26/06/2001: começa o tratamento com Basqüadé 30 gotas 4 vezes por dia e o GEL nas zonas afetadas 2 vezes por dia.O 25/11/2001: Desaparecem todas as lesões dérmicas e a paciente se sente sem sintoma algum.

Conclusões

Este caso nos demonstra a ação altamente benéfica do produto nos carcinomas de pele já sejam de alto os baixos graus de malignidade. Se bem o carcinoma vulvovaginal não foi tratado com Basqüadé, também o medicamento cumpre um papel preponderante no tratamento destas neoplasias.As neoplasias da pele foram curadas com Basqüadé com foi demonstrado e a mesma paciente fez questão de afirmar-lo.O medicamento é sumamente útil em câncer de pele, desde os mais indolentes, ato os mais graves que podem provocar a morte do paciente.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *